Lisboa de A a Z

Preencha no mínimo 3 caracteres...

Belém

Bairro de Belém é um dos mais históricos e monumentais da cidade. Ligado à memória das grandes viagens dos Descobrimentos Portugueses, situa-se junto ao rio Tejo e abriga ícones como a Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerónimos, monumentos da arte manuelina, construídos nas primeiras décadas do século XVI e inscrito na lista do Património Mundial pela UNESCO. Para além de um património arquitetónico relevante, constituído por monumentos e museus, apresenta também valores do património imaterial como os célebres pastéis de Belém, requintada expressão dos sabores da doçaria tradicional lisboeta.

Vista do Mosteiro dos Jerónimos a partir dos jardins do Centro Cultural de Belém, com a fachada em destaque
Mosteiro dos Jerónimos © Enric Vives-Rubio, Centro Nacional de Cultura

A visitar em Belém...

Torre de Belém, de pedra com ameias, erguida à beira-rio, rodeada por árvores e um céu azul límpido
© Mário Cruz, Agência Lusa

Torre de Belém

Ver no mapa
Vista do icónico monumento Padrão dos Descobrimentos ao longo da orla marítima, com pessoas a caminhar e a Ponte 25 de Abril ao fundo.
© António Cotrim, Agência Lusa

Padrão dos Descobrimentos

Ver no mapa
Mosteiro dos Jerónimos, monumento histórico com torres pontiagudas, emoldurado por uma vegetação exuberante e arquitetura moderna do Centro Cultural de Belém, sob um céu azul claro.
© Enric Vives-Rubio, Centro Nacional de Cultura

Mosteiro dos Jerónimos

Ver no mapa
Exterior da famosa pastelaria com uma longa fila de clientes à porta. Edifício revestido a azulejos e com toldos azuis onde se lê "Pastéis de Belém"
© Pastéis de Belém

Pastéis de Belém

Mais que um café, é o espaço de referência lisboeta associado à produção de doçaria tradicional, desde 1837, com destaque para os genuínos e deliciosos pastéis de nata. No histórico bairro de Belém, oferece a requintada cultura dos sabores e preserva a ambiência artística tradicional com a decoração em azulejos.

Ver no mapa
Pátio central do Centro Cultural de Belém, com escadarias laterais em pedra, edifícios revestidos a calcário e pessoas a circular no espaço.
Centro Cultural de Belém © Agência Lusa

Centro Cultural de Belém

Centro Cultural de Belém (CCB) é um dos maiores polos culturais de Lisboa, com exposições de arte contemporânea, espetáculos, conferências e belos espaços ao ar livre. Projetado pelos arquitetos Vitorio Gregotti e Manuel Salgado, foi construído para acolher a presidência portuguesa da União Europeia em 1983. Possui auditórios com programação cultural e espaços de exposição. Aqui se encontra instalado o Museu de Arte Contemporânea (MAC/CCB).

Ver no mapa
Sala do museu com vários quadros expostos na parede e pessoas a visitar a exposição
© António Jorge Silva, cortesia MAC-CCB

Museu de Arte Contemporânea (MAC/CCB)

Ver no mapa

Lisboa de A a Z

Preencha no mínimo 3 caracteres...
This site is registered on wpml.org as a development site. Switch to a production site key to remove this banner.