Lisboa de A a Z
Lisboa de A a Z Lisboa de A a Z Lisboa de A a Z Lisboa de A a Z Lisboa de A a Z Lisboa de A a Z
Graça
Graça é um bairro e uma freguesia de Lisboa. Localiza-se na continuidade da colina do Castelo. Desenvolveu-se desde o século XIII, junto do Mosteiro de S. Vicente de Fora e do Convento de Santo Agostinho. Depois do terramoto de 1755, atraiu novos moradores, por ser uma zona bem localizada e com boas condições para acolher grandes palácios. A partir do século XIX, cresceu com a construção de bairros operários, onde a arte está presente, com destaque para o Bairro Estrela d’Ouro e a Vila Berta, exemplares do Património Classificado da cidade. A igreja e Convento da Graça preservam um valioso património artístico. O Miradouro Sofia de Mello Breyner Andresen proporciona magníficas vistas sobre Lisboa e regista a memória da escritora que viveu neste Bairro e lhe dedicou o poema intitulado Noturno da Graça. A pequena Capela da Senhora do Monte é uma antiga ermida, rodeada pelo Miradouro da Senhora do Monte, donde se vê toda a cidade.
Destaques
Convento da Graça
Fundado no século XII pela Ordem de Santo Agostinho, reformado no século XVI e restaurado depois do terramoto de 1755, é um conjunto artístico notável, com a grande igreja ricamente decorada e a monumental sala do capítulo revestida por painéis de azulejos do século XVIII.
Ermida de Nossa Senhora do Monte
Implantada num dos mais aprazíveis miradouros de Lisboa, é um pequeno templo dedicado a S. Gens, um dos primeiros bispos de Lisboa.