Lisboa de A a Z

Preencha no mínimo 3 caracteres...

Estações Ferroviárias

Destaques

Estação Ferroviária de Santa Apolónia

Estação de Santa Apolónia começou a funcionar em 1856 com a construção do primeiro troço da linha férrea entre Lisboa e Carregado, mas o edifício, com fachada clássica, só foi construído e inaugurado em 1965.

Ver no mapa
Fachada da entrada principal da Estação Ferroviária do Cais do Sodré. Grupo de pessoas a apreciar e a fotografar num dia de céu azul.
© Centro Nacional de Cultura

Estação Ferroviária do Cais do Sodré

Estação do Cais do Sodré, situada junto ao rio Tejo, foi projetada pelo arquiteto Pardal Monteiro e inaugurada em 1928. Distingue-se pela sua arquitetura modernista e decoração de tipo Art Déco. É um dos principais pontos de ligação da cidade de Lisboa, articulando comboios, metro, barcos e autocarros. É o terminal da linha ferroviária que liga Lisboa a Cascais, proporcionando uma viagem cénica pela frente ribeirinha ocidental e pela costa atlântica.

Ver no mapa
A arquitetura neomanuelina da Estação Ferroviária do Rossio em Lisboa apresenta arcos intrincados, detalhes ornamentados e um relógio central sob um céu azul claro.
© Enric Vives-Rubio, Centro Nacional de Cultura

Estação Ferroviária do Rossio

Estação do Rossio, inaugurada em 1890, é um dos edifícios mais emblemáticos de Lisboa, com projeto do arquiteto José Luís Monteiro, tem fachada em estilo neomanuelino e ampla gare com estrutura em ferro. Foi, durante muitos anos, a estação ferroviária que ligava Portugal à Europa. Atualmente, liga Lisboa a Sintra.

Ver no mapa

Lisboa de A a Z

Preencha no mínimo 3 caracteres...
This site is registered on wpml.org as a development site. Switch to a production site key to remove this banner.